Chega a 1.037 o número de desalojados no ES após deslizamento de pedra

04/01/2016

Já chega a 1.037 o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas após o rolamento de uma pedra em Vila Velha (ES), na noite da última sexta-feira (1º), que destruiu quatro casas.

 

A prefeitura isolou um raio de 80 metros no local, o morro da Boa Vista. 297 famílias estão desalojadas. Dessas, 28 (70 pessoas) foram encaminhadas a um abrigo na escola Juiz Jairo de Mattos, e o restante foi para casas de amigos e familiares, de acordo com a prefeitura.

 

O acidente deixou 15 pessoas feridas. Dez tiveram ferimentos leves e cinco foram encaminhadas a hospitais da região –a prefeitura não sabe informar o estado de saúde elas. A administração está notificando as famílias que restam no local a deixarem suas casas.

 

"Nosso objetivo é garantir a segurança da população", afirmou o prefeito Rodney Miranda, em nota. A prefeitura diz fazer um cadastro das famílias afetadas e disponibilizar caminhões para que os moradores possam retirar seus pertences, sob supervisão de equipes da Guarda de Vila Velha e da Polícia Militar.

 

Técnicos avaliam, neste domingo (3), se ainda há risco de novo deslocamento e que ações serão tomadas para evitar novos estragos –a pedra que deslizou está escorada em outra menor. No sábado (2), a prefeitura decretou situação de emergência na região.

 

As causas da queda da pedra ainda são desconhecidas e estão sendo investigadas. Não choveu nas últimas semanas na cidade, segundo a Prefeitura de Vila Velha.

 

Além dos trabalhos em terra, equipes da Defesa Civil sobrevoaram o local num helicóptero da Polícia Militar para dimensionar os impactos da queda da pedra.

 

Imagens aéreas feitas pela Prefeitura de Vila Velha mostram o trajeto da pedra que deslizou. No vídeo, é possível perceber o rastro de fumaça e as casas destruídas pelo rolamento. 

 

Fonte: Folha de S.Paulo