Campanha Salarial 2016/2017 chega à zona leste de São Paulo

12/07/2016


Continuam as mobilizações da Campanha Salarial 2016/2017. Na manhã desta terça-feira (12), uma carreata do Sindicato dos Comerciários de São Paulo percorreu a Avenida Mateo Bei, em São Matheus, zona leste da capital paulista, para, mais uma vez, pressionar o setor patronal a atender a pauta com as demandas dos trabalhadores.

 

“Nossa intenção é mostrar aos comerciários que o Sindicato está trabalhando no sentido de conquistar um resultado positivo para categoria. E que tudo seja fechado e celebrado até o inicio de setembro, mês da data-base dos comerciários”, disse José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato.

 

“É necessário explicar como funciona a Campanha Salarial ao comerciário. A categoria deve compreender essa grande disputa com seu patrão neste momento importante, que é a data-base. No ano passado, demorou mais de cinco meses para o trabalhador ter seu reajuste. Por conta disso, iniciamos com muita antecedência as negociações e as mobilizações nas ruas de comércio da cidade. Esta manifestação é para dizer ao trabalhador que se mantenha atento, porque, se o patrão continuar dificultando a negociação, iremos paralisar as atividades em alguns comércios”, disse Josimar Andrade, diretor do Sindicato.

 

“Chamo a atenção dos trabalhadores para o momento atual. Essa não é uma crise econômica, e sim política. Mas os empresários estão se aproveitando e passando a responsabilidade dessa crise aos trabalhadores, demitindo e reduzindo salários”, completou Antonio Evanildo Cabral, também diretor da entidade.

 

Mesmo sem querer se identificar, comerciárias de uma ótica da região apoiaram a ação do Sindicato: “Apesar de nossa empresa cumprir seu papel, somos solidárias a outros trabalhadores que não têm as mesmas oportunidades. Essa manifestação vai ser importante para que conheçam e briguem por mais benefícios, tenham reconhecimento profissional e melhores salários”. 

 

As operadoras de caixa Luciana e Luziane também acreditam que o Sindicato irá ajudá-las na conquista por melhores salários: “Temos que apoiar o Sindicato por nos ajudar a conquistar um reajuste significativo. Tomara que esse tipo de ação sensibilize o patrão para atender as questões de seus empregados”.

 

Já Jailma pediu por mais direitos e que os benefícios conquistados sejam mantidos. “Não devemos pagar pelos erros de alguns políticos. Vamos esperar e ao mesmo tempo ajudar a garantir nossos direitos.”

 

As principais cláusulas da pauta de reivindicações da categoria são: reajuste do INPC + aumento real; vale-refeição e alimentação; cesta básica; PLR (Participação nos Lucros e Resultados); saúde e segurança do trabalhador; valorização do piso da categoria; vale-cultura.

 

Já foram realizadas mobilizações nas regiões sul, oeste e central. Ao longo dos meses, a ação será repetida em outros pontos comerciais de São Paulo. Para acompanhar a agenda, acesse sempre este nosso site, www.comerciarios.org.br.