7 dicas para escolher imóvel para aluguel

15/08/2016

Escolher um imóvel para alugar não é tarefa simples. Não se trata apenas de optar por uma casa ou apartamento bonito e com valor de locação que caiba no bolso. Além disso, é necessário levar em consideração vários outros detalhes para se fazer uma escolha acertada e sem arrependimentos.   

 

1. Escolha bem a localização

Vários fatores devem ser considerados na hora de escolher a localização. Leve em conta a existência de opções de transporte nos arredores e a proximidade de supermercados, farmácias, padarias etc. Escolha um lugar que facilite o trajeto até o trabalho ou a escola dos filhos. Se morar em um local muito distante, você pode acabar tendo mais gastos com transporte e perder tempo demais no trânsito.

 

2. Faça uma vistoria minuciosa do imóvel

Faça uma avaliação detalhada das condições do imóvel que pretende alugar. Verifique se há defeitos, vazamentos, manchas e infiltrações. Teste a parte elétrica e hidráulica com o acompanhamento de um especialista. Assim você diminui o risco de ter surpresas desagradáveis ou de precisar arcar com gastos que não estavam previstos.

 

3. Informe-se sobre a vizinhança e a segurança

Pesquise se o local onde pretende morar é seguro, se a vizinhança é tranquila ou muito barulhenta. Isso será essencial para o seu bem-estar. De que adianta viver em um lugar lindo, mas onde sempre há barulho até tarde da noite ou assaltos com frequência?

 

4. Visite o local mais de uma vez

Para se certificar de que está fazendo a escolha certa, visite o imóvel mais de uma vez. Se possível, faça uma das visitas durante o dia, pois assim fica mais fácil verificar se há problemas no imóvel e também se o local tem boa iluminação natural. Veja se há umidade dentro de armários e confira o estado da pintura em todos os cômodos.

 

5. Dê preferência para imóveis mais novos

Se você escolher imóveis construídos há, no máximo, 10 anos, o risco de ocorrência de problemas estruturais diminui bastante. Há menos chances de você ser pega de surpresa e ter que enfrentar uma reforma.

 

6. Tire fotos  

Antes de assinar o contrato de aluguel, tire fotos de todos os itens da casa ou apartamento que estiverem descritos nele. Caso ocorra algum dano no imóvel, você terá como provar quais eram as condições prévias do local – o que facilitará na decisão de quem deverá arcar com os custos: você ou o proprietário.

 

7. Negocie o valor do aluguel

Se você encontrou o imóvel dos sonhos, mas teme que o aluguel pese demais no orçamento, tente negociar. Com o mercado imobiliário enfrentando dificuldades, pode ser mais fácil conseguir um desconto. Sugira o pagamento de alguns meses a vista – isso pode ser interessante para o proprietário. Se comprovar sua estabilidade profissional e garantir que fará os pagamentos em dia, também terá mais chance de conseguir um valor mais baixo. Se os primeiros preços colocados na mesa pelo proprietário não te agradarem, faça contrapropostas. Se tiver bons argumentos, poderá conseguir um belo desconto.

 

Fonte: UOL