Bolsa ou renda fixa? Saiba como investir seu dinheiro durante a crise

19/05/2017

CAOS NO MERCADO

Após as delações da JBS, que comprometem Temer, o Ibovespa fechou em queda de mais de 8%, após um pregão marcado pela tensão. Durante as negociações, o mecanismo de circuit breaker chegou a ser acionado por 30 minutos após as perdas chegarem a 10%. O pregão foi suspenso por 30 minutos. Retomadas as negociações, as ações tiveram leve recuperação. O dólar registrou a terceira maior alta porcentual da história, de 8,07%. Ações de estatais sofreram mais.

 

DEVO VENDER?

Especialistas recomendam que, caso o investidor tenha aplicado em ativos que mostraram forte oscilação, mantenham o investimento até que uma tendência fique mais definida. O professor de finanças da FIA, Alexandre Cabral explica que resgatar dinheiro em momentos de grande incerteza pode fazer com que o investidor amargue perdas caso os preços voltem a subir. Isso vale especialmente para quem tem aplicações em ações e Tesouro Direto. Para ele, títulos públicos continuam sendo uma opção segura, mesmo com a crise política.

 

DEVO COMPRAR?

O momento de preços baixos pode ser uma boa oportunidade para quem quer comprar ações. No entanto, o momento exige análise cuidadosa. O mais indicado é investir em papéis com características de valorização no longo prazo.

 

E O DÓLAR?

Quem precisa de dolares pra viajar deve adquirir a moeda em ao menos três parcelas, investindo na média. O Banco Central deve atuar apenas para minimizar a volatilidade, mas a expectativa de alta da moeda deve se confirmar, por conta da instabilidade política. 

 

E O FUTURO?

Ainda não é possível apontar um posicionamento do mercado nos próximos dias, por isso é preciso aguardar os próximos acontecimentos e como o governo irá agir nos próximos dias. 

 

Fonte: Estadão