Gestão Doria tem aprovação de 32% e reprovação de 26%, diz pesquisa Datafolha

09/10/2017


Pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (8) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostrou os seguintes percentuais de avaliação da gestão do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB):

- Ótimo/bom: 32%

- Regular: 40%

- Ruim/péssimo: 26%

- Não sabe: 2%

O levantamento do Datafolha foi realizado nos dias 4 e 5 de outubro. Foram ouvidas 1.092 pessoas com 16 anos ou mais na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O percentual de pessoas que rejeitam a sua administração foi de 22% em junho para 26% agora, e os que a aprovam foi de 41% para 32%. Outros 40% consideram que o governo de Doria é regular.

Em evento no Ipiranga, na Zona Sul, Doria afirmou na manhã deste domingo que respeita a pesquisa. 

"Pesquisa é sempre uma referência. É importante respeitar pesquisa, e eu respeito", disse. "Estamos com nove meses de gestão à frente da Prefeitura de São Paulo, sem recurso, vocês sabem disso. Temos R$ 7,5 bilhões de déficit no orçamento que foi herança do PT, que nos deixou esse rombo", completou.

 

A gestão anterior, do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), disse que o rombo mencionado pelo prefeito Doria, na verdade é, resultado de uma frustração de receita, causada pela crise econômica. Segundo a gestão, o prefeito Doria tem responsabilidade pelo problema por ter congelado a tarifa de ônibus e a planta genérica do município, que é a base de cálculo do IPTU.

 

Entre os problemas apontados pelos eleitores na administração de Doria em São Paulo, estão as constantes falhas nos semáforos da cidade. Para 50% dos entrevistados, o sistema é ruim ou péssimo.

 

Na cidade como um todo, outros dados da pesquisa mostram que 64% acreditam que o prefeito fez menos do que poderia, contra 53% em junho e 39% em seu primeiro mês na administração.

 

Presidência

De acordo com a pesquisa, para 37% da população, o prefeito será candidato a presidente. Em junho, 21% achavam isso.

Apesar disso, 58% preferem que ele permaneça na prefeitura de São Paulo, contra 10% que querem vê-lo na disputa pela presidência ou 15% na disputa do governo paulista.

 

Mas segundo o Datafolha, 55% não votariam em Doria para ser presidente. Em eventual candidatura para governador, 47% não votariam nele.

Para 45% dos eleitores da cidade de São Paulo, quem deveria ser o candidato tucano ao Planalto é o atual governador Geraldo Alckmin. Outros 31% preferem o prefeito Doria.

 

No evento da manhã deste domingo, Doria foi perguntado por jornalista se será presidente. "Eu não me apresento como candidato à presidência da República, me apresento sempre como prefeito. Quem induz o meu nome são as pesquisas. Não saio apresentando meu nome, são as pesquisas que apresentam isso", disse.

Viagens

 

Ainda de acordo com o Datafolha, para 49% dos entrevistados, as viagens de Doria pelo país trazem mais prejuízos do que benefícios à São Paulo, enquanto 35% aprovam essa iniciativa do prefeito, entendendo que elas beneficiam a cidade.

 

Ainda há 77% que veem benefício pessoal de Doria nas viagens contra 14% que enxergam o contrário. Metade das pessoas ouvidas acha que o prefeito viaja mais do que devia, enquanto 40% apontam que a frequência é adequada.

 

"[As viagens] são em benefícios da cidade. Mas nenhum beneficio é imediato, é instantâneo, não há mágica nisso", comentou Doria ao ser perguntado sobre a avaliação dos entrevistados.

 

Fonte: G1