Sindicato participa da Reatech 2014

11/04/2014

Por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo esteve presente na XIII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação (Reatech), que aconteceu de 10 a 13 de abril no Centro de Exposições Imigrantes.

 

Com um estande no local, o Sindicato distribuiu materiais com informações sobre inclusão, acessibilidade e cidadania, e sobre como jovens aprendizes, pessoas com deficiência e reabilitados do INSS podem cadastrar seus currículos no site da Entidade Sindical (www.comerciarios.org.br).

 

 


 
Todos os anos o presidente do Sindicato dos Comerciários e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, faz questão de participar da Reatech. “É incrível como, a cada ano, cresce a visibilidade e a credibilidade do Sindicato nessa área. Que as empresas não façam da Lei de Cotas, que determina a contratação de pessoas com deficiência, apenas um ato de obrigação. Somos a favor do trabalho e estamos unidos pela valorização da pessoa com deficiência”, disse Patah.

 

José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato, também visitou a Feira: “Fazemos um trabalho específico nessa área e temos secretarias para tratar a questão da pessoa com deficiência. Não queremos apenas inclusão por conta da Lei, mas uma inclusão de profissionais capacitados, com responsabilidade e respeito, e em condições favoráveis”.

 

“Já participamos de oito edições da Feira. Ao longo desses anos, além de discutir a inclusão, trazemos para o evento a importância de existirem parcerias para que seja realmente cumprida a Lei de Cotas. As pessoas com deficiência têm capacidade e possibilidade para atuar no mercado de trabalho”, disse Cremilda Bastos Cravo, diretora responsável pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
 
Sob o tema “Acessibilidade e Inclusão”, a Reatech é considerada o terceiro maior evento mundial do segmento de reabilitação e apresenta novas tecnologias e lançamentos de produtos, equipamentos e serviços para as pessoas com deficiência. “A Feira é um meio de informação muito bom. Nós conhecemos produtos e tomamos conhecimento de oportunidades de emprego. Eu vejo a Reatech como uma oportunidade tanto para o mercado de trabalho quanto para a questão da mobilidade”, disse Leide Rose de Souza, cadeirante que há dois anos visita o evento.

 

 

 

Fórum na Reatech

 

O Espaço Cidadania, com apoio do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, promoveu, no dia 11 de abril, na Reatech, o Fórum Lei de Cotas e Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência, a fim de debater o direito à igualdade de oportunidades para essas pessoas no mercado de trabalho.

 

Na ocasião, representando os sindicatos e a categoria comerciária, Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo - Fecomerciários, ministrou uma palestra sobre as ações sindicais de incentivo ao cumprimento da Lei de Cotas.

 

“Incluir não deve ser só discurso, mas ação. Essa é uma das nossas bandeiras: criar ações para que haja de fato a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Há quatro anos, realizamos o Café Sensorial, junto com os 68 sindicatos filiados, incluindo o dos Comerciários de São Paulo, e defendemos condições para o trabalho decente fundamentado no princípio da igualdade de oportunidades. Esse evento contribui diretamente para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho, visando a contratação”, disse Motta.