Vivo muda cobrança de internet no pré-pago

21/10/2014

A partir de 6 de novembro, os usuários do plano pré-pago da Vivo nos Estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais vão experimentar uma nova forma de cobrança da internet. Trata-se do pagamento de pacote adicional assim que a franquia terminar.

 

A informação sobre a mudança na forma de cobrança foi adiantada na edição de "O Globo" desta segunda (20).

 

Atualmente, quando o usuário atinge a franquia contratada, ele passa a receber o sinal de internet com a velocidade reduzida. Com a medida, para continuar com acesso à internet, o cliente terá que adquirir um pacote adicional ou ficará sem sinal.

 

Os usuários receberão um SMS quando o consumo atingir 80% e outro quando atingir 100% do pacote. O pacote adicional de 50 MB custa R$ 2,99 e vale por sete dias.

 

A Vivo diz que a medida pode ser estendida para outras regiões nos próximos meses, mas ainda não há prazo para que isso ocorra.

 

A operadora afirma que a nova forma de cobrança valerá também para usuários de plano pós-pago, mas também não há previsão para entrar em vigor.

 

CONCORRENTES

Outras operadoras, como Oi e TIM, também estudam aderir ao novo formato, mas ainda não têm previsão.

 

A Oi diz estar "atenta ao mercado" e "avaliar com atenção" a estratégia.

 

A TIM afirma estar "atenta às tendências de mercado e acredita que mudanças do formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares e em outros dispositivos".

 

Procurada, a Claro não comentou o assunto.

 

Fonte: Folha de S.Paulo