Varejo eletrônico quer dobrar faturamento no Black Friday

28/11/2014

Acontecerá à meia noite de quinta para sexta-feira (28/11) mais uma edição brasileira do BlackFriday, dia de promoções especiais inspirado no que ocorre nos Estados Unidos após o feriado de Ação de Graças. Nesta edição, o varejo eletrônico brasileiro espera faturar o dobro do registrado na edição anterior. Serão mais de 500 lojas na ação, como Americanas, Centauro, Leroy Merlin, Imaginarium e Casas Bahia - em 2013, foram 123 participantes. Com até 70% de descontos nos mais variados tipos de produtos, de eletrônicos a móveis e materiais de construção, a previsão de compras é de cerca de R$ 1,54 bilhão na comparação com R$ 770 milhões apurados em 2013, segundo a consultoria Conversion, especializada em internet e otimização de sites.

 

De acordo com o levantamento, as lojas virtuais devem registrar cerca de 5,2 milhões de pedidos durante a Black Friday 2014, aproximadamente 61 encomendas por segundo. O volume de transações na data poderá representar 4% de todas as compras do ano (133 milhões).

 

Diego Ivo, CEO da Conversion, avalia que o sucesso da Black Friday, no Brasil, está ligado ao maior nível de amadurecimento de varejistas e consumidores no comércio eletrônico nacional. “Os varejistas estão se planejando cada vez mais para a Black Friday, que é a data mais importante do e-commerce no Brasil, e os consumidores mais interessados no evento”, comenta Ivo.

 

Fundador do Busca Descontos, portal de cupons de descontos, e um dos principais incentivadores da data de promoções no país, Pedro Eugênio acredita que os consumidores já estão se planejando, pesquisando preços e programando as compras. “Em 2013, foram vendidas 12 vezes mais que um dia normal e quase o dobro da ação no ano anterior. Enquanto isso, relação de reclamações e pedidos no dia subiram apenas 6,25% entre uma edição e outra”, disse.

 

Promoções chegam às lojas físicas

Neste ano, além do e-commerce, as lojas físicas também entram nas promoções. O Magazine Luiza, que participa desde a primeira edição do evento através do site, oferecerá os descontos de até 70% em todas as 736 lojas da rede distribuídos em 16 estados. “A Black Friday cresceu muito na internet e vem ganhando maior relevância nas lojas físicas. Por isso, faremos uma ação integrada e multicanal”, afirma Ilca Sierra, diretora de Marketing Multicanal do Magazine Luiza.

 

A rede fará ofertas em todos os setores da loja, como smartphones, notebooks, games, eletroportáteis, TVs, lavadoras de roupas e móveis, entre outros. “Essa data já entrou para o calendário do varejo e ganha mais força a cada ano. Portanto nos preparamos para atender às expectativas dos clientes”, disse Sierra.

 

Sem revelar números, Sierra afirma que a data já possui um volume de vendas bastante expressivo. “O dia tem papel importante para as vendas do fim de ano, figurando entre uma das principais datas da empresa”, afirmou.

 

Já a Imaginarium vai oferecer amplificadores a partir de R$ 179,90; headphones por R$ 99,90; além de muitos outros produtos com preço bem reduzido, a partir de R$ 1,90. Segundo o gerente de comunicação da rede Imaginarium, Thiago Colares, a data é um sucesso de vendas para a marca. "Na primeira edição do evento, em 2012, tivemos um aumento nas vendas de 30% em relação ao mesmo dia do ano anterior, que foi um dia normal de vendas. Já na segunda edição, em 2013, o crescimento superou as expectativas, vendemos 42% em relação ao sucesso em 2012. E, este ano, esperamos manter o crescimento”, disse.

 

A loja de produtos esportivos Centauro fará três dias de ofertas especiais (28 a 30 de novembro) em suas 187 lojas físicas, distribuídas em 22 estados mais o Distrito Federal, com descontos de até 70% em mais de 500 mil itens para prática esportiva e lazer. Entre os destaques estão as chuteiras adidas F5 do craque Messi, de R$ 149,99 por R$ 79,99; camisas pólo PUMA, de R$ 99,99 por R$ 49,99; tênis de corrida da Asics, de R$ 229,99 por R$ 149,99, e skate Longboard X7, de R$ 199,99 por R$ 99,99.

 

Outra empresa que estenderá as promoções é a Leroy Merlin, que terá produtos com até 50% de descontos nas 32 lojas da rede no país. “Os clientes poderão aproveitar os descontos do Black Weekend da Leroy Merlin para fazer as compras de materiais de construção, decoração, organização e acabamento”, disse o diretor da Leroy Merlin, Fernando Castanho

 

Especialista dá dicas de seguranças para a hora da compra

O aumento do interesse dos usuários por promoções também vem acompanhado por um incremento no número de fraudes e golpes. “Na prática, as pessoas precisam reforçar os cuidados na hora de realizar transações online, bem como no momento de clicar em links de internet ou de e-mails que remetam a promoções atraentes na Black Friday”, afirma Camillo Di Jorge, gerente da ESET Brasil, empresa de segurança virtual.

 

Segundo Di Jorge, os criminosos tendem a aproveitar datas como essa, na qual as pessoas estão mais propensas a buscar boas oportunidades de compra, para criar golpes voltados a roubar dados e dinheiro dos internautas. “É muito importante verificar se o endereço do site no qual está fazendo as compras apresenta características ideais de segurança, como o uso do protocolo HTTPS – o qual pode ser verificado na barra do navegador – e pelo uso de certificados”, disse.

 

O especialista recomenda ficar atento a prêmios e promoções muito tentadoras. “Muitas vezes, para chamar a atenção das vítimas, os ciber criminosos criam falsas promoções que prometem prêmios extraordinários. Antes de clicar nesse tipo de link ou colocar algum dado pessoal ou bancário, é importante que o internauta avalie se a promoção é real, uma vez em que não faz sentido ganhar milhões de dólares para responder a uma pergunta ou algo do gênero”, afirmou.

 

Fonte: Brasil Econômico