Ensino médio tem pouco conteúdo que capacite jovens, diz ex-ministro Janine

20/03/2018

O Ministro da Educação durante o segundo governo Dilma Rousseff, em 2015, o professor Renato Janine Ribeiro não vê o ensino médio atual com bons olhos. Em entrevista ao G1, ele faz uma avaliação forte: "pouco conteúdo que realmente capacite os jovens para o mundo".

 

No quesito experiência de vida – que as ciências humanas são capazes de ensinar, segundo ele – as escolas também têm falhado. No mesmo sentido, Janine aponta que a formação ética na educação deve passar pelo questionamento, e não, pela reprodução de respostas prontas "como um robô".

 

Estes e outros temas devem compor a participação de Renato Janine Ribeiro em um debate às 19h desta terça (20), no Museu Nacional da República. Janine é filósofo, escritor e professor titular de ética e filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

 

Autor de livros como "Política para não ser idiota" e "O afeto autoritário – televisão, ética e democracia", Janine vai abordar a realidade do ensino brasileiro e os instrumentos disponíveis para a formação de crianças e jovens. A participação é gratuita.

 

O bate-papo faz parte do evento Diálogos Contemporâneos, que ocorre até 12 de junho em Brasília e em Campo Grande, e levanta questões de relevância nacional – lutas indígenas, protagonismo feminino, mundo digitalizado, diversidades cultural e de gênero, patrimonialismo, religião e cultura do consumo.

 

Entre os nomes convidados para participar dos debates estão a filósofa Djamila Ribeiro, o escritor Jessé Souza, a professora e ativista Célia Xakriabá, a antropóloga Mirian Goldenberg e o escritor Ignácio de Loyola Brandão. Todos os debates serão transmitidos ao vivo na página do evento.

 

Fonte: G1