Dia do Aposentado

21/01/2019

No dia 24 de janeiro é comemorado o Dia do Aposentado. A data foi escolhida porque neste dia, em 1923, foi assinada a Lei Eloy Chaves, criando a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes.

 

Atualmente, essa conquista vem perdendo força, uma vez que imposições e planos de governo visam dificultar que pessoas que dedicaram anos de sua vida a um ofício, ao desenvolvimento econômico e social do Brasil consigam se aposentar de forma digna, com conforto e qualidade de vida.

 

Por isso, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) defende um Regime Único de Previdência, igualitário para todos os brasileiros.

 

Essa equidade é fundamental para inverter a lógica perversa de transferir para os mais pobres a responsabilidade por sustentar os privilégios de pequenas elites, como vem acontecendo desde que a Previdência Social foi criada.

 

 

Quem quiser ter uma aposentadoria acima do limite fixado, pode participar do Fundo de Previdência Complementar, a ser instituído sem recursos públicos. E esse esquema vale para o setor privado e para o setor público.