Governo de SP corta investimento e paralisa obras da CPTM

22/03/2019


Enquanto concedia incentivos fiscais para setores como aviação e automotivo nas últimas semanas, o governo de João Doria andou cortando investimentos da CPTM.

 

Foram feitas paralisações temporárias em obras de linhas de trem, inclusive na recém-estendida Linha 13-jade, que leva ao aeroporto internacional de Guarulhos.

 

A nova estação de Francisco Morato também entrou no corte, um projeto que envolve mais de R$ 100 milhões.

 

Devo... De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes, as obras foram retomadas há dois dias. Segundo a CPTM, foram suspensas apenas pequenas intervenções de obras em algumas estações, sem atrapalhar o funcionamento das linhas.

 

...não nego “Diante da frustração de arrecadação, superestimada pela gestão anterior, o governo se viu obrigado a fazer um contingenciamento de R$ 10 bilhões”, diz a CPTM, que ressalta terem sido preservadas despesas essenciais como saúde, educação e segurança.

 

Digestão... Após oito meses seguidos de queda, o emprego na construção pesada voltou a crescer em São Paulo. Foram 134 novas vagas em janeiro, segundo o Sinicesp (sindicato do setor). De maio a dezembro de 2018, mais de 5.600 postos de trabalho foram fechados.

 

...da ceia Apesar de ser enxergada com bons olhos pelo setor, a melhora ainda é tímida e se explica, em parte, por demissões que ocorreram antes das festas de fim de ano, em que trabalhadores são dispensados para visitar a família, segundo a entidade.

 

Sem... O novo voo da Latam que vai de São Paulo para Tel Aviv, inaugurado em dezembro, atingiu ocupação de 81% nos primeiros meses de operação. Foi o primeiro voo do Brasil 

conectando os dois destinos diretamente, sem escalas.

 

...escalas O objetivo é chegar a uma taxa de ocupação semelhante ao voo também direto de Guarulhos para Lisboa, que foi inaugurado em setembro e alcançou o patamar de 87% no fim de 2018.

 

Amizade... A fabricante brasileira de alimentos BRF decidiu desenterrar uma de suas marcas que estava inativa há mais de seis anos para concorrer com uma ex-parceira no segmento de margarinas.

 

...passada Até o ano passado, a companhia era responsável pela fabricação e distribuição da Becel, então de propriedade da Unilever. A joint venture foi interrompida após a chinesa KKR adquirir a marca globalmente.

 

Solução caseira A BRF decidiu não entrar na negociação e dobrou a aposta em seu próprio produto, Qualy, que reutilizará o nome Vita para concorrer na categoria de margarinas com viés saudável.

 

Hotelaria O preço da diária dos hotéis em São Paulo subiu 14,5% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2018, segundo o Fohb (que reúne grandes redes). Foi a terceira maior alta no país, atrás de Belo Horizonte e Manaus.

 

Na escola O primeiro doutorado profissional em administração no Brasil foi aprovado pela Capes. A FGV, que oferece apenas doutorado acadêmico, deve lançar o novo curso a partir do próximo ano. O foco são altos executivos.

 

Fonte: Folha de S.Paulo