Empresário lança hambúrguer vegano que imita gosto, cheiro e textura da carne

11/04/2019


O fundador dos sucos Do Bem, Marcos Leta, lança em maio a versão brasileira do Impossible Burger, hambúrguer feito de vegetais que mimetiza carne.

 

Diferente dos produtos veganos tradicionais, o foco do Futuro Burger é imitar com perfeição o gosto, o cheiro e a textura da proteína animal. O vermelhinho do sangue da carne malpassada, nesse caso, é feito com beterraba.

 

Além dela, a receita é composta por proteína de ervilha, proteína isolada de soja e de grão-de-bico. 

 

O valor nutricional e o cobrado nos supermercados também pretendem ser igual aos do hambúrguer de carne de boi.

 

Os ingredientes virão da Fazenda Futuro, também de Leta, voltada à produção em larga escala da chamada carne vegetal. A fabricação massiva do produto é uma forma de atingir competitividade no preço.

 

“[Queremos] evoluir com novas gerações (versões) da nossa carne e chegar a um volume que a carne de vegetais se torne mais barata do que a de origem animal”, diz Leta.

 

Segundo a empresa, os pedidos pelo novo produto somam 20 toneladas com início da distribuição prevista para maio nas redes do Pão de Açúcar (SP e RJ), St. Marche (SP e RJ), Zona Sul (RJ) e La Fruteria (RJ).

 

O produto chega antes, na última semana de abril, na rede de lanchonetes cariocas T.T. Burger.

 

A norte-americana Impossible Foods fopiu em 2016 e seu objetivo é fazer carne de vegetais para quem é carnívoro. Segundo a missão da empresa, a redução do consumo.

 

Fonte: Folha de S.Paulo