Notícias do Jurídico: Casas Bahia é condenada a indenizar comerciária pela prática de “embutech”, prática de imbutir o preço da garantia no valor de protudos

13/10/2014

As Casas Bahia (Empresa Nova Casa Bahia), rede varejista foi condenada a pagar R$ 15 mil de indenização por danos morais causados a uma vendedora por exigir práticas enganosas ao consumidor sem a sua ciência, para aumentar o valor das vendas.

 

Como descreve a sentença do Juiz monocrático as Casas Bahias obrigava a vendedora a inserir garantias nos produtos vendidos, aumentando o preço dos mesmos sem qualquer ciência disso pelos consumidores, ou seja, por determinação da empresa, a empregada estava obrigada a realizar vendas enganando os clientes, em uma técnica denominada de “embutech”, que amplamente combatida. Gerando uma situação de humilhação e vexame para a comerciária, posto que, sofria ofensas dos clientes que chegavam a rasgar a garantia e a chamavam de ladra. 

 

De outro lado ainda estavam seus superiores, que no insucesso de ludibriar os consumidores eram chamados de “fraquinhos”, referindo a incapacidade de vender nos termos estabelecidos pela empresa, indicando que já estavam velhos e, que se não estivessem contentes, que pedissem demissão.

 

Mesmo recorrendo desta decisão a empresa não conseguiu reverter a sentença, uma vez que os desembargadores da terceira turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceram da matéria, restando imutada a condenação em indenizar a trabalhadora pelo dano moral sofrido.

 

Para ler o acórdão na íntegra, clique aqui. *